quinta-feira, 26 de junho de 2014

A Seleção da primeira fase da Copa do Mundo



Após 48 jogos e 136 gols, chega ao fim a fase de grupos da Copa do Mundo 2014, considerada por muitos como a “Copa das Copas”, lema sugerido pelo governo antes da realização da mesma, e pelo menos dentro de campo o slogan faz jus a competição, foram poucos jogos que não tiveram emoção ou que tiveram um baixo nível técnico, o único que me lembro foi a péssima partida entre Nigéria 0 x 0 Irã, na contra mão dessa partida, eu destaco Alemanha 2 x 2 Gana, um jogo para gravar na memória.


Poucos jogadores badalados decepcionaram nessa primeira fase, talvez C. Ronaldo que não foi capaz de carregar a mediana seleção de Portugal até as oitavas de final, ou o inglês Rooney que não teve boas atuações na eliminação da Inglaterra. Balotelli e Pirlo foram razoáveis em um grupo complicado, a maior decepção mesmo ficou por conta de todos os atletas da Espanha, talvez com a exceção do craque Iniesta que é difícil não ver ele jogando bem, mas também não jogou tudo que sabe.


Agora chega de falar dos que não brilharam e vamos dar a vez para aqueles que foram os donos da festa, quando temos que escolher ou escalar uma seleção entre tantos jogadores, é certo que não iremos agradar todo mundo, mas para o Blog DeLetra a seleção da primeira fase ficou assim:


O esquema é bem ofensivo, o 4-3-3, afinal, nós gostamos é de futebol ofensivo e bola na rede.


Goleiro:


Ochoa - (México) - Ótimas atuações nas três partidas e dono da melhor defesa até o momento contra a Seleção Brasileira.


Lateral Direito:


Johnson - (EUA) - Regular em todos os jogos, com boas atuações na defesa e principalmente no apoio ao ataque.


Lateral Esquerdo:


Blind - (Holanda) - Com três assistências e muita raça é o nome certo para a posição.


Zagueiros:

Hummels - (Alemanha) - Mostrou segurança em todos os jogos, passando tranquilidade e aliviando o trabalho do goleiro Neuer.


Duarte - (Costa Rica) - Conseguiu parar grandes atacantes do futebol mundial, além de fazer o gol da virada contra a seleção Uruguaia.


Volante:

Luiz Gustavo - (Brasil) - Jogou para ele e para o companheiro Paulinho que esteve em má fase nos três jogos, além de cobrir as falhas nas laterais da seleção, e de sobra ainda deu uma assistência.


Meias:


James Rodríguez - (Colômbia) - Talvez seja a maior revelação da Copa do Mundo até o momento, o craque colombiano só não fez chover, deu assistências, fez gols, e um deles talvez o mais bonito até aqui ao lado do gol de “peixinho” de Van Persie contra a Espanha.


Lionel Messi - (Argentina) - Artilheiro da Copa ao lado de Neymar e T. Müller, com 4 gols, o meia argentino decidiu praticamente sozinho as três vitórias da equipe na fase de grupos, e olha que ele ainda pode render muito mais.


Atacantes:

Robben - (Holanda) - Carregou a Holanda nos três jogos, no primeiro deu um baile em Casillas e na Espanha, com a sua canhotinha mortal ele aterrorizou todas as defesas que viu pela frente, talvez seja o craque da competição até o momento.


Neymar - (Brasil) - “Decisivo” resume a participação de Neymar até agora, levou o Brasil nas costas no primeiro e no terceiro jogo, no segundo ele parou nas mãos de Ochoa.


Benzema - (França) - O centro-avante Francês está voando em campo, autor de 3 gols que poderia ser 5 se não fosse os árbitros, Benzema literalmente vem “abatendo” seus adversários, de quebra ele ainda deu duas assistências. Quem vai parar benzema?


Técnico:


Jorge Luiz Pinto - (Costa Rica) - Junto com toda a seleção da Costa Rica, ele entrou no “grupo da morte” morto, sim, ninguém apontava a Costa Rica como uma das prováveis classificadas em um grupo com Uruguai, Inglaterra e Itália, mas ele fez o possível e impossível, mostrou responsabilidade tática e passou todos os três adversários para trás.


Não gostou? Calma gente, só cabe onze nessa seleção, e para mim também foi complicado deixar de citar, Sanchez, Aranguiz, Van Persie, Hazard, Matuidi, Thiago Silva, De Jong, Suarez, Valencia, B. Ruiz da Costa Rica, Dempsey e principalmente Thomas Müller da Alemanha, deixar ele de fora foi difícil, quem sabe ele não aparece na seleção final da competição e até mesmo como o melhor da Copa? Dia 13 de julho saberemos.

Leia também: Saiba por que a Bélgica pode ser campeã do Mundo


Por: Breno Cota Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário