segunda-feira, 5 de maio de 2014

Uma seleção de bons jogadores que nunca jogaram na Europa

Você já se perguntou o porque do craque do seu time nunca ter tido uma passagem por um clube europeu. Pois então, na maioria das vezes os destaques do campeonato brasileiro tem seus passaportes carimbados rumo a Europa, mas em muitos casos alguns desses atletas não tiveram a chance ou recusaram o privilégio de jogar fora. Vamos listar uma seleção de jogadores que envelheceram em solo canarinho.


Goleiro: Rogério Ceni

Destaque do São Paulo desde 1997, quando assumiu a condição de titular da equipe, Rogério é um exemplo de amor a camisa, recusou várias propostas, claro, alinhadas a vários ajustes salariais da diretoria tricolor. Bom goleiro e que sabe bater falta não se vê por ai, por isso, em seu auge, Ceni poderia ser um grande reforço para um Milan ou Liverpool.

Lateral-direito: Paulo Baier

Esse é lenda, com 39 anos e 19 como profissional, o maestro do Criciúma já “perambulou” pelo país inteiro, são 15 clubes na carreira e nenhum fora do Brasil, Paulo Baier poderia ter vestido a camisa de clubes alemães ou italianos pela sua força e elegância com a bola.

Lateral-esquerdo: Jadílson


Vencedor da bola de prata da revista Placar, Jadilson já se destacou muito em edições do Campeonato Brasileiro, tanto pelo Goiás quanto pelo São Paulo, em sua boa fase seria um bom reforço para um Sporting Lisboa, Everton da Inglaterra ou um Rennes da França.


Zagueiros: Índio e Leonardo Silva


Índio é mais um caso de jogadores que tem o seu auge no futebol depois dos trinta anos, um dos destaques da campanha da Libertadores e Mundial pelo Internacional, mesmo “ trintão” ele seria um bom reforço para um Porto ou Benfica, e até mesmo um Schalke 04 da Alemanha. Leonardo Silva segue a mesma história, jogando muita bola desde que foi contratado pelo Cruzeiro em 2009, o zagueiro do Galo poderia fazer bonito em solo alemão, principalmente pela sua estatura.


Volantes: Arouca e Fabrício


Há dez como profissional, Arouca já rodou por três clubes no Brasil e atualmente é um dos poucos dessa lista que ainda tem chances de jogar em um clube da Europa, volante de marcação que sabe sair bem para o jogo, ele já teve chances de vestir a camisa de um grande europeu, mas ainda não foi, com certeza Arouca cairia bem em clubes do segundo escalão europeu, como Roma, Napoli ou um Valência. Fabrício paga o preço por ser o famoso jogador “de vidro”, uma série de lesões evitou que ele pudesse ter uma boa transferência para um clube da Europa, o máximo que conseguiu foi jogar no Japão, com belas passagens por Corinthians e Cruzeiro, raçudo e muito bom na marcação, ele teria espaço principalmente no campeonato turco, grego ou italiano. Beskitas, Fenerbahce ou Galatasaray seriam clubes ideais.


Meia: Danilo e Zinho


“Zidanilo”, Apelido do meia Bi-campeão Mundial, multi-campeão, que com sua calma e categoria seria o camisa dez de vários clubes europeus, levaria um Tottenham ou um Werder Bremem a uma Champions. Zinho dispensa comentários, campeão mundial em 1994 pela seleção brasileira, ele seria útil por muitos anos a clubes como Parma da Itália, Napoli ou Atlético de Madrid.





Atacantes: Dagoberto e Dodô


Com mais de 300 gols na carreira, Dagoberto é uma das maiores incógnitas do mercado do futebol, foi um dos protagonistas nas principais equipes do futebol brasileiro e já teve diversas propostas de clubes europeus, a principal foi do Bétis a qual foi recusada e em seu lugar levaram o Rafael Sóbis. Dagoberto é a cara do Villarreal, Sevilla ou até mesmo o Arsenal da Inglaterra, mas o tempo passou e Dagoberto ficou pelo caminho. Dodô, o artilheiro dos gols bonitos, e não foram poucos gols anotados, foram mais de 600 em sua carreira, jogou muita bola e nunca teve a oportunidade no velho continente, talvez pela sua indisciplina ou pela falta do empresário do Doni, porque bom futebol nunca faltou para ele.


Claro que esse foi apenas alguns exemplos de jogadores que ainda estão em atividade e alguns que aposentaram recentemente, diferente do caso do Zinho que já aposentou a algum tempo, mas não teve como deixar de ser lembrado nessa coluna. Outros jogadores também seriam bem lembrados aki, Euller, Pedrinho, Wilson Gottardo ou o goleiro Marcos são alguns exemplos, por falta de empresário, lesões ou por bons contratos no próprio mercado brasileiro, esses atletas, por nossa sorte, nunca atravessaram o oceano para defender um clube europeu.


Por: Breno Cota Neves

Um comentário: